sexta-feira, 24 de julho de 2009

Desde os primórdios até hoje em dia...



Li e gostei: “Uma breve história do Mundo”, de Geoffrey Blainey.
Muito breve, resumão de tudo, narrando as passagens mais relevantes da história da humanidade, detalhando alguns fatos e pincelando muita coisa... Não, não é um livro para os apaixonados por história... Quem não gosta e não entende bulhufas vai apreciar - como se fosse um romance, cheio de suspense e aventura - ansiando pelo próximo acontecimento emocionante... E quem gosta, como eu, vai deliciar-se ao ler a história da humanidade de um jeito gostoso e envolvente; leitura que ‘prende’ a atenção do leitor como um delicioso romance...



Aprendi a gostar de história com minha irmã, Paola. Ela me contava passagens interessantíssimas de antigas civilizações desse jeito gostoso e envolvente, como se fossem contos das mil e uma noites. Também tive a sorte de ter um excelente professor de história no ‘ginásio’, o Claudinho...
E assim, estudar história nunca foi uma decoreba chata...

5 comentários:

  1. Também tive o privilégio de ter aulas com o Claudinho, excelente como professor e como pessoa, na verdade, um educador no verdadeiro sentido da palavra...
    Minha paixão pela História (maisculas por respeito) vem desde pequeno, sempre fui aficcionado pela cultura Egípcia, Inca, Romana, enfim, tudo o que se passou por esta esfera na qual habitamos (ah, e o que se passou fora, também - acabou de fazer 40 anos que o homem pisou na Lua, né, e tem gente que acha até hoje que foi tudo golpe). Enfim, a História, seja a conta-gotas ou mais profundamente analisada sempre me atraiu...

    ResponderExcluir
  2. Uma Breve História do Mundo é um livro ótimo, gostoso mesmo de ler... como um livro de Monteiro Lobato, leva-nos a viajar no tempo e no espaço, conhecendo e admirando as civilizações antigas e suas maravilhas! Foi na série de TV "Sítio do Pica-Pau Amarelo" (quem não se lembra?!)que a Grécia e Roma Antigas começaram a me fascinar. E este encantamento só aumentou com o passar do tempo... Mas jamais vou esquecer das tardes gostosas em que, junto com a minha mana querida, assistia ao Sítio e a filmes clássicos de Hollywood, como "Ben-Hur", "O Manto Sagrado","Rei dos Reis", "Cleópatra", entre outros. E os divertidos desenhos animados do Asterix, Obelix, Ideiafix... Hahaha!!! Por falar, agradeço meu cunhadinho preferido (e único!) pelos gibis velhos de guerra. Uma delícia só! Que um dia pretendo devolver... Hehehe!!! Ave César! Ave Roma! Ave Grécia! Ave tudo que é antigo e maravilhoso lembrar!!! Ah, e claro que nunca vou esquecer as aulas incríveis do Claudinho, que tive o privilégio de continuar assistindo no Curso de História! Gente, que saudade gostosa estou sentindo agora! Mana, obrigada por este carinho. É especial saber que aprendeste a gostar de História, de uma forma interessante e gostosa, convivendo com a minha grande paixão pelos povos antigos. Isto não tem preço para o meu coração. É também importante dizer que, hoje, admiro todo os povos antigos, sem o menor preconceito... E foste tu, maninha, que também ajudaste a abrir minha mente para muitas coisas novas e interessantes!
    Beijo no coração!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah...esqueceu de mencionar quem recomendou a leitura hahaha

    ResponderExcluir
  4. Ah, é verdade! Leitura recomendada pela minha cunhada - e leitora voraz - Carolina! Aliás, foi quem me emprestou o livro, que ainda não devolvi... ops!

    ResponderExcluir
  5. Quem tem conhecimentos de História precisa, também, saber Geografia para situar-se nos lugares onde ela acontece ou aconteceu. A História mais linda para mim é a de Jesus, um judeu iluminadíssimo.
    Quanto ao educador Claudio (famoso Claudinho), também tive o privilégio de conviver com ele, no colégio. O Cláudio é o que chamamos de MESTRE. Além de suas aulas e palestras maravilhosas, ele é um filósofo da vida, da arte, da cultura...Dono de uma sabedoria sem limites ao passar adiante o seu saber, os seus infinitos conhecimentos e, argumenta quaisquer assuntos. Sempre educado, exigente, mente aberta, atualizado...Sempre amável com seus alunos e colegas. Em suas palestras dava dicas de bons livros e bons filmes. Graças a ele, assisti o filme Tomates Verdes Fritos (2 vezes). Ele assistiu umas 10 vezes.
    Por isso, Edgard, Fernanda,Ana Paola são amantes de bons livros e filmes. Carolina também. Mestre Cláudio deixou uma herança cultural. Seus herdeiros, hoje, lembram com carinho dele e caminham cada vez mais exigentes pelo mundo literário e cinematográfico.
    Muito legal este blog, traz-nos à lembrança momentos inesquecíveis...

    ResponderExcluir